EXONERAÇÃO DE ALBERTO PAKA CONVULCIONA O ENCLAVE DE CABIND!!! HAVER-VAMOS...

Sob proposta de da Lomba, (dês)Governadora do ENCLAVE de CABINDA, o Presidente da República José Eduardo dos Santos exonerou por Decreto no passado dia 12 do corrente mês de Março do ano 2014 Alberto Paka do cargo de Vice-Governador desta Provincia.Alberto Paka, médico de formação, natural da aldeia de kochiloango, Municipio de Cacongo, Provincia de Cabinda, exercia e bem, antes da sua nomeação para o cargo de Vice-Governador deste ENCLAVE de CABINDA, o privilegiado cargo de Director Geral do Hospital Maria Pia, vulgo Georgina Machel, um dos Hospitais de referência no nosso Continente Africano.Imbuído e movido pela ambição de poder que a final lhe caracteriza que nós cá no ENCLAVE de CABINDA desconhecíamos, diga-se, se calhar levado um pouco pelos Deputados Emílio Homem, da mesma aldeia e Reis Cuango de Lândana, Muncipio de Cacongo e também Augusto Tomás, grande camba desse Alberto Paka, esse Alberto Paka, apoiado pelas figuras acabadas de ser referidas atrás, fez corredor na sede nacional do MPLA para substituir o “voltado ao passado” que vinha (dês)governando este ENCLAVE de CABINDA, Mawete João 

Baptista, francamente de triste memória. Não tendo conseguido o cargo de Governador deste ENCLAVE de CABINDA, Alberto Paka e seus apoiantes bem identificados atrás, fizeram uma marcação cerrada à da Lomba, na altura acabada de ser nomeada (dês)Governadora deste ENCLAVE de CABINDA. Da Lomba que somente conhecia o Alberto Paka como um quadro de referência local e não só, aceitou-o e propôs-o para o cargo Vice-Governador.

sem nome (1).png

Depois de nomeado e empossado pelo Presidente da Republica, no terreno, Alberto Paka pôs-se realmente a mostrar o que vale, mas deixando sempre claro nas entrelinhas que estava cá no ENCLAVE de CABINDA para há todo o momento atingir, custa o que custar, a cadeira de da Lomba. A da Lomba apercebeu-se, não gostou e fez o uso do seu poder enquanto (dês)Governadora, propôs e obteve a exoneração de Alberto Paka do cargo de Vice-Governador deste ENCLAVE de CABINDA.Agora, vejamos o que presentemente se passa cá no terreno: Alberto Paka é genuíno cá no ENCLAVE de CABINDA e no País, domina a língua fiote cá do sítio e é competente, diga-se, só que não soube ser estratega, se calhar não é e goza de apoio. Enquanto que 

a da Lomba é proveniente cá no ENCLAVE de CABINDA e no País, o fiote língua materna cá do sítio, ela não fala mesmo, nem já com binóculo, mas domina o crioulo e a cultura caboverdiana em geral, dos pais dela, não é competente e goza de apoio  abaixo de Alberto Paka.Mesmo aqueles que não se aperceberam da luta de Alberto Paka para o cadeirão máximo cá do ENCLAVE de CABINDA que constituem a grande maioria, não gostaram da exoneração dele do cargo de Vice-Governador. Não que cá no ENCLAVE de CABINDA apoiariam Alberto Paka para o cadeirão máximo, pois têm as suas preferências. Mas todo o Mundo diz abertamente nos restaurantes, mercados, táxis, nos bairros, aldeias, etc etc: mil vezes o Alberto Paka como Vice-Governador e a da Lomba substituída já no cadeirão máximo por outro…Eis o dia-a-dia cá no ENCLAVE de CABINDA.www.nkondoykuty.com sempre em cima dos acontecimentos!!!

                                                   HAVER-VAMOS. SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE

SEITA RELIGIOSA DE DA LOMBA NA CORDA BAMBA!!! HAVER-VAMOS...

Há uns anos a esta parte, chegou neste ENCLAVE de CABINDA vindo do Congo Democrático, um senhor de nome Joly Mulengue, cidadão Congolês Democrático, profeta-chefe duma seita religiosa em funções no seu País, ( Congo Democrático ). Esse senhor chegou neste ENCLAVE de CABINDA num momento em que a da Lomba tinha acabado de se separar com o seu marido Tigre, hoje Director Adjunto do Gabinete dessa da Lomba na sua condição de (dês)Governadora deste ENCLAVE de CABINDA, com o qual teve uma filha que leva o nome de Milagre Tigre que essa (dês)Governadora da Lomba nomeou Assessora dela e posteriormente do Vice-Governador Alberto Paka, acabado de ser apeado desse cargo no dia 12 do corrente mês de Março, por Decreto Presidencial, sob proposta dessa (dês)Governadora da Lomba, sem o conhecimento prévio desse destituído do cargo Alberto Paka que somente tomou conhecimento através da Comunicação Social.Quando o Joly Mulengue chegou, a da Lomba exercia o cargo de Directora Provincial da Reinserção Social.

 No início, o relacionamento entre ambos, ( Joly Mulengue e a da Lomba ) incidia somente sobre a criação duma representação da seita religiosa do Joly Mulenge cá no ENCLAVE de CABINDA, o que a da Lomba aceitou e assumiu o cargo de representante e pastora-chefe dessa seita religiosa, numa 1ª fase somente cá no ENCLAVE de CABINDA e numa segunda estendendo-a para toda Angola e a da Lomba como representante nacional.Isso levou a da Lomba a viajar várias vezes ao Congo Democrático para formação e recolha de experiência e o Joly Mulengue e seus pares várias vezes cá no ENCLAVE de CABINDA para orientar a da Lomba. Enquanto isso, o que cá no ENCLAVE de CABINDA suspeitávamos acabou por acontecer: a da Lomba e o Joly Mulengue envolveram-se também em relação de namoro. Não fosse a morte desse Joly Mulengue há cerca de 2 anos, ao invés do Brigadeiro na reforma Katembe, Director Provincial de Fiscalização do Governo Provincial de Luanda, o casamento dessa da Lomba tinha sido com o Joly Mulengue. Como já noticiamos nas nossas publicações anteriores, a da Lomba investe fortemente intensa e expansivamente sobre essa sua seita religiosa que denominou Jesus 

Cristo o Salvador.Na sua condição de (dês)Governadora deste ENCLAVE de CABINDA e 1ª secretária provincial do MPLA, a da Lomba faz dessa sua seita religiosa tipo partido no poder. quer dizer, com a fé ou sem a fé, todo mundo vai lá parar, com o objectivo de amealhar um emprego e se confortável, melhor ainda.Só que a da Lomba esqueceu que este País, embora governado como vai, tem normas. Com efeito, o Executivo Central acabou de considerar a seita religiosa dessa da Lomba como também ilegal.E neste pretérito momento, o Comando Provincial da Policia Nacional cá no ENCLAVE de CABINDA, acaba de receber dos órgãos centrais competentes, uma lista das seitas religiosas consideradas ilegais cá no ENCLAVE de CABINDA, na qual consta também a de da Lomba, com orientações expressas para impedir o funcionamento das mesmas, isto é, encera-las imediatamente. Esse processo já começou. Com relação a de da Lomba, o Comando Provincial da Policia Nacional, por causa dessa mesma da Lomba, está estudar a melhor forma possível que poderá ser:

 ou notificar a da Lomba ou numa audiência informar-lhe para o efeito.Só que enquanto isso, Luanda já está cobrar o Comando Provincial da Policia cá do ENCLAVE de CABIONDA.Neste momento, esse é um assunto que está a tirar sono ao Comissário Eusébio, Comandante Provincial da Policia Nacional.Salientamos que ao longo da existência e funcionamento dessa seita religiosa, a mesa serviu de porta de entrada de muitos cidadãos Congoleses Democráticos cá no ENCLAVE de CABINDA, alguns por serem profetas ou pastores, outros na sua maioria, a cobertos dessa seita religiosa… Imaginem senhoras e senhores!!!WWW.NKONDOYKUTY.COM, sempre em cima dos acontecimentos!!! HAVER-VAMOS…

                                                                                          SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE

 

DA LOMBA ABANDONADA SOZINHA PELOS SEUS CAMARADAS! UM CASO PARA MEDITAÇÃO!!! HAVER-VAMOS...

De facto, é mesmo um caso para meditação. Com efeito, da Lomba, (dês)Governadora Provincial e 1ª secretária Provincial do MPLA imposta pelo chefe do regime que tem como nome José Eduardo dos Santos para nos (dês)Governar cá no ENCLAVE de CABINDA, a final anda mesmo isolada, portanto não é tida nem achada pelos seus camaradas. Isso ficou bem patente no casamento dela que teve lugar cá no ENCLAVE de CABINDA no dia 21 do passado mês de Fevereiro do ano 2014, com o Brigadeiro das FAA na reforma que se chama Katembe, Director de Fiscalização do Governo da Provincia de Luanda.Na sua qualidade de membro do bureau politico do MPLA, nenhum membro do bureau politico ou do seu secretariado convidado deixou Luanda para estar presente no casamento dela. Apenas o “ DINO MATROSS “, secretário-geral desse partido e acompanhante do partido cá no ENCLAVE de CABINDA, fez um gextozinho, ( fez-se representar )! Vejam só!? Membros do executivo Central, ( Ministros e Secretários de Estado ), bem como altos funcionários da Presidência da Republica, embora convidados, nenhum deles se dignou descolar de Luanda para estar presente nesse casamento, até mesmo o Ministro da Administração do Território Bornito de Sousa que coordena as Provincia, se dignou-se ao menos fazer-se representar como fez o “ DINO MATROSS”, secretário-geral do MPLA e acompanhante desse partido cá no ENCLAVE de CABINDA.Os homólogos dela, ( Governadores de Provincia e 1ºs secretários Provinciais do MPLA) convidados, apenas o de Kuansa-Sul General Eusébio esteve presente no casamento dessa da Lomba.

sem nome.png

Reparem senhoras e senhores que nem mesmo os Cabindas no Executivo Central, como são os casos de Augusto Tomás, Amáro Taty, António Bento Bembe e outros, embora convidados, se quiseram deixar Luanda para estarem presentes nesse casamento! Mas são mesmo conterrâneos dela?! E dizem que a da Lomba é também Cabinda, mas filha de Cabo-verdianos! Agora reparem, ela da Lomba não fala fiote, língua materna cá do ENCLAVE de CABINDA! Só fala crioulo, língua dos Cabo-verdianos!!! Cabindas Deputados do Circulo Nacional, apenas o N’Zau Puna esteve presente nesse casamento.Cá no ENCLAVE de CABINDA, o Comandante da Frente Militar de Cabinda e seus dois Adjuntos, todos convidados, ninguém quis nada com a da Lomba e o casamento dela. O Delegado do Interior e Comandante Provincial da Policia, apareceu no copo de água desse casamento bem próximo do fim.Lembramos, como referimos numa das nossas publicações do ano passado, que a da Lomba e essas figuras militares e policiais acabadas de ser referidas, andam de costas viradas, devido ao facto de a da Lomba ter os queixado ao Comandante-Em-Chefe das FAA José Eduardo dos Santos, pedindo a saída deles compulsiva deste ENCLAVE de CABINDA. Lembram-se senhoras e senhores o que se passou? Os queixados tomaram conhecimento da carta-queixa, através dos enviados do Kopelipa que para cá se deslocaram a fim de fazerem o inquérito ordenado por Comandante-Em-Chefe das FAA José Eduardo dos Santos. Os queixados tomaram igualmente conhecimento do teor do despacho de dos Santos exarado sobre o relatório-resultado do inquérito, no qual escreveu: “ os queixados poderão um dia ser transferidos de Cabinda no quadro normal de rotação desses quadros e não da queixa de da Lomba. “Agora, cidadãos do Congo Democráticos, sobretudo os ligados à igreja dessa da Lomba, esses sim, às dezenas, entraram neste ENCLAVE, encheram e animaram a festa e os poucos hotéis cá do sítio. Até para animar a cerimónia de casamento na igreja dela, convidou e pagou bem uma senhora música do Congo Democrático, o que deixou enfurecidos os músicos locais. Ficaram igualmente enfurecidos com essa da Lomba e o casamento dela, os taxistas cá do sítio que viram as sua puxadas limitadas, por a da Lomba ter ordenado o isolamento da cidade dos bairros periféricos durante o casamento e o copo de água! Nós do WWW.NKONDOYKUTY.COM, devidamente convidados, a partir dos nossos cargos e funções que desempenhamos cá no ENCLAVE, estivemos lá. Comemos, bebemos e dançamos… Mas senhoras e senhores, é mesmo um caso para meditação. Para nós WWW.NKONDOYKUTY.COM, das duas uma: ou a da Lomba não vai com os seus camaradas, ou ela já está mesmo de malas aviadas e vai ser apeada desse cargo. Aliás, a atitude de José Eduardo dos Santos como Comandante-Em-Echefe das FAA, aqui referida, é um grande sinal de que a da Lomba já está mesmo de malas aviadas, pois agravou o distanciamento dessa da Lomba com aquelas figuras militares e policiais!!! E logo cá no ENCLAVE de CLABINDA, onde ainda há tiros de guerra!!! HAVER-VAMOS… SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE

A MEDIUCRE GOVERNAÇÃO DE DA LOMBA NESTE  ENCLAVE DE CABINDA, RELATIVA AO ANO FINDO 2013 E A DERRAPAGEM NA MESMA DIRECÇÃO NO COMEÇO DESTE ANO 2014!!! HAVER VAMOS...

As nossas publicações feitas neste site WWW.NKONDOYCUTY.COM, ao longo do ano findo 2013, relativas à este ENCLAVE de CABINDA, aliadas à  desastrosa (dês)governação de da Lomba, espelham por si só o balanço dessa (dês)governação. Nesse âmbito, vejam só senhores, no final do ano 2013, um camião da empresa da recolha de lixo de da Lomba, conduzida por um condutor cidadão da RDC, fez um aparatoso acidente de viação numa noite que causou 4 mortes no terreno e cerca de 10 feridos graves.

Naquela noite, a da Lomba esteve no Hospital Provincial e confirmou o que acabamos de descrever atrás. Das vitimas mortais, 1 era funcionário da Educação.

Para situações do género, é o serviço ou empresa causadora do acidente que assume as despesas fúnebres, bem como as indemnizações. Mas o que fez a da Lomba no caso particular do funcio0nário do Sector Local da Educação, vitima mortal desse acidente, foi obrigar o Sector da Educação a assumir as despesas fúnebres. E assim foi feito.

Agora vejam mais outra de da Lomba: para agradar a Ministra da Cultura que entendeu realizar o acto central do dia da cultura ( 8 de Janeiro ) neste ENCLAVE DE CABINDA, no dia 7 de Janeiro, o Governo Provincial deste ENCLAVE DE CABINDA, no quadro da tolerância de ponto que  decretou, com incidência para os Municípios de Cabinda e  Cacongo, elaborou e distribuiu uma circular nº000007/SG/GPC/2014 de 07/01/2014, na qual orientou todos os Serviços Locais a fazerem presentes os seus funcionários no local da realização do acto central do dia da cultura e que para o efeito, os respectivos Departamentos de Recursos Humanos, nas pessoas dos Chefes de Departamentos , levassem consigo os livros de ponto 

 

para no local do acto fazerem o controlo do pessoal. Sinceramente senhoras e senhores!!! Isso é próprio de quem não sabe governar por um lado e não tem o POVO consigo por outro lado.

Será que alguém mais tem duvidas sobre a (des)governação de da Lomba?!

WWW.NKONDOYKUTY.COM continua como sempre atento, pelo que promete voltar. HAVER VAMOS!!!

   SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE 

CÁ NO ENCLAVE DE CABINDA, A SUJEITINHA DA LOMBA (DES)GOVERNADORA DA PROVINCIA, ESTÁ DE COSTAS VIRADAS COM OS COMANDANTES DA FRENTE MILITAR DAS FAA E POLÍCIA  NACIONAL E CHEFE DE SINF. ESTÁ TUDO À FERRO E FOGO! HAVER-VAMOS!!! 

WWW.NKONDOYKUTY.COM há muito que vem alertando a quem de direito, sobre essa sujeitinha da Lomba e o perigo da manutenção dela à frente dos destinos deste ENCLAVE de CABINDA: vide as nossas publicações anteriores.
Henrique Futy também alertou quando disse: “ como é possível nomear e logo para esta Provicuia, esta senhora de má vida e incompetente para o cargo de Governadora “. Em contrapartida, só ouvidos de mercador por parte do Presidente da República! E agora?!
No seu jeito, próprio de quem não entende patavina da governação, a sujeitinha da Lomba escreveu recentemente para o Comandante-Em-Chefe das FAA José Eduardo dos Santos Presidente da República, queixando o Comandante da Frente Militar das FAA, Chefe de SInf e o Comandante da Polícia Nacional, colocados cá no ENCLAVE de CABINDA, os quais pediu a substituição imediata.

Reagindo, o Comandante-Em-Chefe das FAA José Eduardo dos Santos Presidente da República, orientou em despacho o Chefe da Casa de Segurança da Presidência, General Kopelipa para saber o que estava a passar cá no ENCLAVE de CABINDA entre a sujeitinha da Lomba e os  queixados.

Cumprindo de imediato, o General Kopelipa fez deslocar à este ENCLAVE de CABINDA uma Comissão de alto nível da Casa de Segurança da Presidência, integrada por altas patentes do Estado Maior General das FAA, Polícia Nacional e Sinf.
Essa Comissão, trabalhou e reportou com proposta que por sua vez o General Kopelipa submeteu ao Comandante-Em-Chefe com o seu parecer. No despacho que exarou, o Comandante-Em-Chefe das FAA, entre outras determinações, ordenou que os queixados serão sim num momento próprio substituídos, por rotação normal desses quadros e não por essa queixa e pedido apresentado pela da Lomba. Foi uma autentica certidão de incompetência para a sujeitinha da Lomba.
Agora senhoras e senhores, sabem o que aconteceu? A da Lomba tomou conhecimento desse despacho e os queixados tomaram conhecimento da queixa da da Lomba e desse despacho final do Comandante-Em-Chefe.

Hoje cá no ENCLAVE de CABINDA, as relações entre a queixosa e os queixados são cínicas, a sujeitinha da Lomba não tem autoridade sobre os queixados. Neste momento, não há condições para a continuação da da Lomba! É a sujeitinha da Lomba a acabar mal!
Nas comemorações do 11 de Novembro, dia da Independência Nacional, cá no ENCLAVE de CABINDA, a sujeitinha da Lomba convidou os comandos da Frente Militar das FAA e da Polícia Nacional para se representarem com seus efectivos no desfile do acto central Provincial. A resposta foi NÃO. E não participaram mesmo no desfile!!! É a sujeitinha da Lomba a acabar mal!
Nós WWW.NKONDOYKUTY.COM estamos atentos a acompanhar a evolução da situação, pois estamos em tudo, nomeadamente, partido MPLA, Governo, FAA, Sinf, Polícia e Sociedade Civil e sempre a crescer, pelo que voltaremos ao assunto assim que for necessário.

                SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE 

REGIME E SUAS POLITICAS, MORMENTE DE TRANSPORTES, SOBRE ESTE ENCLAVE DE CABINDA, AGRAVARAM SOBRE MANEIRA A  IMAGEM DE AUGUSTO DA SILVA TOMÁS  NESTAS TERRAS QUE LHE VIRAM NASCER!!! HAVER VAMOS...

Augusto da Silva Tomás, actualmente nas funções de Ministro dos Transportes, tido como pessoa não grata nestas terras do ENCLAVE de CABINDA que lhe viram nascer e não só, devido ao seu carácter e comportamento nefastos que referimos  nas nossas publicações anteriores, tem neste momento a sua imagem “pintadíssima” cá no ENCLAVE de CABINDA. Com efeito, no dia-a-dia deste ENCLAVE  de CABINDA, Augusto da Silva Tomás é apontado como ponte de lança do regime no agravamento das condições de vida das populações Cabindenses, em virtude de ao longo do seu consolado nos Transportes, nada se ter feito, mas absolutamente nada, nesta Provincia, contrariamente às outras Provincias, onde novos aeroportos foram construídos, os antigos modernizados, todos com equipamentos de ultima geração, caminhos de ferro e respectivas estações de serviços reabilitados, bem como portos, igualmente, todos apetrechados  com equipamentos de ultima geração. Politicas de equilíbrio relativamente à este ENCLAVE de CABINDA zero zero, por isso cá no ENCLAVE de CABINDA  zero zero no domínio do Sector dos Transportes.

imagesCAWMMK7R.jpg

tomas.jpg

É assim que a ponte cais local é um fiasco. Fiasco também é o alargamento e modernização do aeroporto local, bem como o porto de águas profundas projectado e reprojectado somente nos comícios de campanhas eleitorais, unicamente para angariar votos e mais nada. Nem a Unicarga ( Empresa Pública ) local na qual nomeou o irmão dele Júnior como director e inundou de camiões dele em regime de aluguer, ( vejam só senhores que tamanha promiscuidade e não só ), se corresponde as necessidades da larga maioria da população local, já que a gestão está focada aos interesses dele!

DiA-a-dia, diz o POVO deste ENCLAVE de CABINDA bem furioso: este miúdo Tomás, já não basta aquela governação dele de  triste memória, quando andou cá como Comissário/Governador deste ENCLAVE de CABINBDA? Não basta igualmente o que andou a fazer quando ele foi membro activo da jota FLEC, a enganar-nos que Cabinda não é Angola e por isso deveríamos, todos nós  Cabindas unidos, a lutar contra a ocupação Angola que anda a explorar as nossas  riquezas que  desenvolvem o Pais deles e nós cá no ENCLAVE de CABINDA cada vez mais na miséria… Andava nos dizer esse Tomás e tantos outros que andam por aí camuflados, agora armados em grandes militantes do MPLA. Vamos lhe mostrar!!! Só se ele, o umbigo dele não anda cá enterrado…

O Tomás é tão mal falado neste momento cá no ENCLAVE de CABINDA que os familiares dele andam envergonhado e a esconderem-se, alguns até já lhe negam…

JoseEduardo_SIC_Square.jpg

Ele que se ponha a pau, nas próximas vindas dele cá, correrá o risco de ser vaiado ou até mesmo apedrejado.

WWW.NKONDOYKUTY.COM continua atento, pelo há todo o momento voltará sobre esse tema. HAVER-VAMOS…

              SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE  

POR FAVOR SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENGENHEIRO JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS!!! ORDEM, ORDEM, ORDEM NA SUA GOVERNAÇÃO! HAVER VAMOS…

Hoje nessa imensa Angola, até os mais desatentos exigem ordem, ordem, ordem na governação do Presidente da República Engenheiro José Eduardo dos Santos. É mesmo de mais!!! Senão vejamos senhores: Cá no ENCLAVE de CABINDA, José Amaro Taty ( amarrotado, como posteriormente foi cognominado pelos quadros locais e POVO em geral), no exercício do cargo de Governador desta Provincia, no qual foi nomeado com “ empurrão “  de Augusto da Silva Tomás, que se vê na fotografia ao lado, na ocasião acabado de deixar o cargo de Governador desta Provincia do ENCLAVE de CABINDA e nomeado “ super “ Ministro de Economia e Finanças no Governo do então 1º Ministro Marcolino Moco, à qual “ empurrão “ se juntaram também o então Ministro da Defesa, o malogrado Pedro Maria Tonha  ( Pedalé ) e Mambo Café. Amaro Taty posto no cadeirão máxima desta Provincia, engavetou tudo quanto era projectos e programas deixados por Augusto Tomás, começando tudo no zero.

sem no.png

AMARO TATY.jpg

Nesse engavetamento feito pelo Amaro Tay, aplaudimos apenas a parte que tocava as unidades de produção de chinelos, de colchões e  montagem de fogões a gás que o Tomás criou com os dinheiros Públicos, portanto de todos nós e fez suas propriedades privadas metendo-as em nome de seus familiares, cuja vida laboral das mesmas dependia unicamente de importação de  matérias primas e subsidiárias. Amaro Taty fechou e bem a torneira, ( plafond ), e tudo parou.

Com excepção de um outro programa e projecto de impacto na vida da Provincia e respectivas populações, diga-se, Amaro Taty ficou conhecido como homem que dormia, sonhava e dia seguinte estava a fazer, naturalmente o que lhe convinha e lhe dava fabulosas comissões, base do seu actual enriquecimento milionário, portanto à desfavor do desenvolvimento desta Provincia e do bem-estar das suas populações.

Lembramos que foi na (dês)Governação desse senhor Amaro Taty que se vê na fotografia ao lado de chapéu, que esta Provincia do ENCLAVE de CABINDA começou a beneficiar dos 10% mensais, (cerca de USD: 6.000.000,00 por mês), das receitas fiscais de exportação do petróleo produzido nesta Provinca, para uma população na altura estimada em cerca de 350.000 habitantes, o que endiabrou sobre maneira esse senhor Amaro Taty ( amarrotado ), na prática de invenção de obras à seu belo prazer e conveniência pessoal, unicamente para beneficiar das fabulosas comissões  milionárias que fizeram dele um milionário. Estamos recordados do famoso programa PREACOR que criou e equipou com equipamento técnico de ponta, ( camiões basculantes, cisternas e de caixa fixa, tractores, cilindros, pá carregadores, moto niveladores, viaturas ligeiras jeeps e mais tipos diversos, materiais de construção diversos, etc. etc.) que posteriormente transferiu à custo zero  para a actual empresa dele com o Raul 

augusto-tomás-f4.gif

3ªcabina.jpg

Rocha (Tótó) e demais pares que deu o nome de EMCICA, a operar nesta Provincia, no País em geral e no exterior do País. Vejam só senhores!!! O Presidente da República José Eduardo dos Santos sabe disso!!! 

Amaro Taty foi exonerado e recebemos em substituição, Anibal Rocha. Esse senhor Aníbal Rocha que se vê na fotografia ao lado, governou razoavelmente esta Provincia, mas também enriqueceu-se.

Não fugindo o que é regra deles, tão logo assentou no cadeirão, engavetou tudo que Amaro Taty deixou, até o positivo sito, tendo começado tudo de zero.

Anibal Rocha foi exonerado e em sua substituição, o Presidente da República José Eduardo dos Santos, entendeu desgraçar esta Provincia e o seu POVO, ao nomear e mandar cá para (dês)governar esta Provincia, o incompetente, sem capacidade e conservador Mawete João Baptista.

Esse senhor Mawete que se vê ao lado na fotografia, em muito pouco tempo na (dês)governação desta Provincia à moda antiga da idade de pedra, tornou-se milionário, foi o pior de todos que por cá já passaram!

 Para além de engavetar tudo deixado por seu antecessor Anibal Rocha,  começando tudo de zero para não fugir a “regra”, esse senhor Mawete fez do Anibal Rocha, conterrâneo dele ( ambos nascidos no Uige ) e colega do comité central do MPLA, seu inimigo pessoal a abater à todo o custo e jeito. Até os próximos do Anibal, fê-los seus inimigos por aquela via: o amigo do meu inimigo é meu inimigo.

O antagonismo de Mawete para com o Anibal e seus próximos foi tão aberta e intensa que todo mundo cá no ENCLAVE apercebeu-se. Essa situação atingiu um ponto tal que obrigou o Senhor Deputado Raul Danda, do Circulo Provincial de Cabinda da UNITA, numa 

ANIBAL.jpg

entrevista no jornal ANGOLENSE, se a memória não nos atraiçoa, a revelar que chamara atenção e aconselhara o Mawete que ficava mal na fotografia e não só, sobretudo por serem da mesma Provincia e do mesmo partido, ( o MPLA ) de que eram e/ou continuam membros do comité central. Vejam só senhores, até a oposição ao poder a chamar atenção e aconselhar!!! Mas qual Mawete a mudar e qual Engenheiro José Eduardo dos Santos, Presidente da República e do MPLA a corrigir a preocupante situação!!!

MAWETE.jpg

Mawete foi demitido nas condições e circunstancia que  WWW.NKONDOYKUTY.COM amplamente falou nas publicações anteriores e para a contìnua desgraça desta Provincia do ENCLAVE de CABINDA e seu martirizado POVO, o Presidente da República José Eduardo dos Santos, como se não bastasse, lançou mais gasolina sobre este ENCLAVE de CABINDA e seu POVO martirizado que já vinham ardendo com a (dês)governação de Mawete, ao promover a então Vice-Governadora de Mawete, ( proposta por ele ), a sujeitinha da Lomba que se vê na fotografia ao lado para o cadeirão máximo desta Provincia de ENCLAVE de CABINDA! Vejam só senhores, que tamanha asneiras e fim da macacada!!!

Já falamos tanto sobre esta sujeitinha da Lomba, pelo que por ora  preferimos apenas dizer:      

Ó Senhor Presidente da República José Eduardo dos Santos!!! Sinceramente!!! HAVER VAMOS…

                SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDAE 

O DIA-A-DIA CÁ DO ENCLAVE DE CABINDA, CADA VEZ MAIS PREOCUPANTE!!! HAVER VAMOS...

294627_66b144a67aa34623f29a9ab3b33bc96e_jpg_srz_460_235_75_22_0_50_1_20_0.jpg

Cá no ENCLAVE de CABINDA, continuamos a viver situação de guerra que o regime entende manter camuflada.

Só que estamos em presença de camuflar coisas não camufláveis. Senão vejamos: os nossos militares das FAA cá no ENCLAVE de CABINDA, de tanto cansarem-se desta guerra que infelizmente continua a matar militares e população civil, bem como causar destruições de infra-estruturas, andam tão frustrados, com a moral combativa tão baixa e preocupados com as suas vidas, de tal maneira que tudo o que se passa no teatro das operações, eles põem fora nos convívios com as suas namoradas, mulheres, seus parentes, amigos e mesmo povo em geral.

Por outro lado, o hospital militar local e a morgue do hospital Provincial, são fontes privilegiadas de informações, relativamente ao dia-a-dia nessa matéria.

À isso, junta-se o factor pequenez da  Provincia de Cabinda e esta fazer fronteira com os dois Países vizinhos, ( Congos Brazzaville e  Democrático ), numa extensão considerável, o que propicia a rápida circulação de informação, sobre o quotidiano cá do ENCLAVE de CABINDA e o outro lado das fronteiras. Com efeito, os tiros continuam, infelizmente, a matar e a destruir.

Razão de ser disso: não  ter o Governo dialogado e assinado o memorando de entendimento para paz na Provincia de Cabinda em processo inclusivo, o que fez ter fê-lo á seu belo prazer, de forma exclusiva e simulada,  por um lado  e continuar teimoso nessa direcção, por outro lado. Com efeito, o N’Zita Tago reside em França e é um dos principais negociáveis nesse assunto de paz para Cabinda e o Governo evitou-o e continua a evita-lo. 

A “evitá-lo”, porque os Generais Kopilipa, Chefe da Casa de Segurança da Presidência da República  e Zé Maria, Chefe da Inteligência Militar, sentem-se diminuídos junto do Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das FAA, sempre que alguém faz chegar informações e pontos de vista diferentes ao Presidente da República, sobre o processo de paz para Cabinda, utilizando para o efeito corredores, sobretudo que não sejam essas duas figuras. E porque o Presidente da República não dá passo nenhum sem ouvir, sobretudo, o General Kopelipa, esses senhores barram tudo, mentindo ao Presidente da República.

Para essas figuras, sobretudo o General Kopelipa, são os detentores do monopólio de inteligência e conhecimento sobre esse assunto e mais ninguém. Vejam só senhores, um assunto tão importante e até mesmo delicado, ser objecto de tratamento junto do Presidente da República, unicamente por General Kopelipa, secundado as vezes pelo General Zé Maria! É muito complicado!!! 

imagesCAP1EOL4.jpg

Torna agravante a situação cá do ENCLAVE de CABINDA, a má escolha nas nomeações de Governadores para esta Provincia, sobretudo o Mawete e da Lomba.

A governação desses dois senhores, foi/é autentica gasolina lançada para a chama de fogo permanente cá no ENCLAVE de CABINDA.

Falando mais concretamente da da Lomba, essa sujeitinha já a qualificamos de práticas e comportamentos indignos e condenáveis nos termos do ordenamento jurídico Angolano. Para esse exercício, fizemos apenas o enquadramento do comportamento, bem como dos actos  de (dês)governação dela e mais não fizemos. Os factos falam por si e contra factos, não há argumentos, pois é a realidade que vivemos!

Com relação à situação pessoal/familiar dessa sujeitinha da Lomba, a par de tudo que já falamos dela nas nossas publicações anteriores, ainda  presentes neste nosso sit, ela vive hoje amanitizada com o um tal Brigadeiro das FAA de nome Katembe que o Governo usou nos contactos com o António Bento Bembe e a sua cama rilha, no âmbito do “dialogo” simulado com esses FLEC agora  integrados, na altura ostentando a patente de Coronel das FAA.

Esse Brigadeiro, tem a família constituída e vive com ela em comunhão de mesa e habitação. E toda a gente interroga-se sobre como é possível essa sujeitinha da Lomba, na qualidade de pastora-chefe da seita religiosa dela, amantizar-se com um homem que já tem a sua família constituída? Vai estragar a casa da outra!

Torna agravante a situação cá do ENCLAVE de CABINDA, a má escolha nas nomeações de Governadores para esta Provincia, sobretudo o Mawete e da Lomba.

A governação desses dois senhores, foi/é autentica gasolina lançada para a chama de fogo permanente cá no ENCLAVE de CABINDA.

Falando mais concretamente da da Lomba, essa sujeitinha já a qualificamos de práticas e comportamentos indignos e condenáveis nos termos do ordenamento jurídico Angolano. Para esse exercício, fizemos apenas o enquadramento do comportamento, bem como dos actos  de (dês)governação dela e mais não fizemos. Os factos falam por si e contra factos, não há argumentos, pois é a realidade que vivemos!

KopelipaMPLA_01-1024x677.jpg

imagesCAEYJ8CX.jpg

Com relação à situação pessoal/familiar dessa sujeitinha da Lomba, a par de tudo que já falamos dela nas nossas publicações anteriores, ainda  presentes neste nosso sit, ela vive hoje amanitizada com o um tal Brigadeiro das FAA de nome Katembe que o Governo usou nos contactos com o António Bento Bembe e a sua cama rilha, no âmbito do “dialogo” simulado com esses FLEC agora  integrados, na altura ostentando a patente de Coronel das FAA.

Esse Brigadeiro, tem a família constituída e vive com ela em comunhão de mesa e habitação. E toda a gente interroga-se sobre como é possível essa sujeitinha da Lomba, na qualidade de pastora-chefe da seita religiosa dela, amantizar-se com um homem que já tem a sua família constituída? Vai estragar a casa da outra!

Vejam só senhores o que é que essa sujeitinha da Lomba anda a fazer! É para verem, senhores, a tamanha falsidade dessa falsa da Lomba. Ela criou e utiliza a seita dela religiosa para fins inconfessos.

O Katembe foi mesmo usado pelo Governo nos contactos com a FLEC de António Bento Bembe, de tal maneira que logo a seguir foi botado abaixo, a ver navios.

294627_d82ea6eb5c13ba1a571cc379d516a3cc_jpg_srz_320_310_75_22_0_50_1_20_0.jpg

Para ser promovido à Brigadeiro, o então Coronel Katembe teve posteriormente que recorrer aos bons ofícios do António Bento Bembe que intercedeu por ele junto do General Kopelipoa. Vejam só senhores como é que esse Governo é?!

Enquanto esteve mergulhado na travessia no deserto, o Brigadeiro Katembe andou a fazer corredores dum lado e doutro, por via dos quais conseguiu o lugar na comissão que andou a negociar com os donos dos imóveis previstos/indicados para serem destruídos e indemnizados pelo Governo, no âmbito da requalificação da Ilha de Luanda.

Esse Brigadeiro Katembe, é portador de um carácter tal que como simples membro dessa comissão, usurpou os poderes do coordenador da mesma e andou a negociar sobre facturações e comissões chorudos com os proprietários dos imóveis. Aqui chegados, podemos vislumbrar a sangria que essa dupla da Lomba/Katembe já está a fazer e vai continuando a fazer cá no ENCLAVE de CABINDA, o que vai tornar mais grave ainda a actual situação já grave desta Provincia de Cabinda, bem como das suas populações! Nesse âmbito, a  sujeitinha da Lomba, o povo que ela (dês)governa já lhe cognominou de “saca fácil”!!! 

imagesCAVNW5II.jpg

No passado dia 28 de Junho do ano corrente 2013, essa sujeitinha da Lomba casou cá no ENCLAVE de CABINDA, a primeira filha dela que fez com um tal General das FAA.

Na mesa principal do copo de água/jantar, a sujeitinha da Lomba pós sentados com ela o General pai da filha e o amante Brigadeiro Katembe, na presença de tantos outros quadros locais e não só, com os quais ela vinha se envolvendo intimamente! Só ciúmes entre eles?! Foi uma vergonha de tamanho tal que escandalizou os presentes, conhecedores desse comportamento indecoroso da sujeitinha da Lomba e atentos! 

É essa sujeitinha da Lomba que nos (dês)governa cá no ENCLAVE de CABINDA!!! Até quando???????????????????????????????????????????

WWW.NKONDOYKUTY.COM entendeu, elaborar e apresentar esses subsídios para o Presidente José Eduardo dos Santos e MPLA. HAVER VAMOS     SOCORRO, ESTÃO A DAR CABO DE NÓS, SOCORRO POR FAVOR! SE ATRAZAREM, PERECEREMOS TODOS…

   SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE

 QUAL CABINDA LABORATÓRIO DE COMBATE A POBREZA COM A DA LOMBA?!?!?! 

No discurso de campanha eleitoral do seu partido e concomitantemente da sua, através desse partido que proferiu cá em Cabinda no dia 20 de Agosto do corrente ano, O Presidente da República José Eduardo dos Santos, proclamou CABINDA como “ LABORATÓRIO DE COMBATE A POBREZA NO NOSSO PAÍS”, à exemplo do que CABINDA representou e foi na realidade, “ LABORATÓRIO DE QUADROS DO MPLA “, no decorrer da luta contra o colonialismo português pela Independência Nacional, como o MPLA referiu no relatório do seu C.C. ao 1º Congresso em 1977, página 9, citamos: “ A Frente Leste beneficiou das inúmeras lições da Frente de Cabinda. Com efeito, nesta primeira fase, Cabinda foi um excepcional laboratório de quadros, donde emergiram os melhores militantes do MPLA. A guerra de Cabinda foi a primeira guerrilha conduzida exclusivamente segundo o pensamento do MPLA “. “ Cabinda ensinou-nos quão poderosa poderia ser a acção do tribalismo, . “  “ Outra lição de Cabinda é que no Leste deveríamos ser mais radicais na luta contra a reacção.” Fim de citação.                                                            
Ora bem, se grosso modo consideramos que o Presidente foi feliz com essa proclamação, pese embora com algumas reservas nossas, uma vez que o próprio Presidente habituou-nos “ o ver para crer “. O mesmo Presidente acaba de confirmar as nossas reservas, ao nomear esta senhora à frente dos destinos desta Provincia, dando assim o dito por não dito, relativamente à proclamação, “ CABINDA LABORATÓRIO DE COMBATE À POBREZA “. É que com essa nomeação, o Presidente perdeu uma grande oportunidade de contribuir pessoalmente para a materialização do que proclamou em Agosto último, na medida em que como sabemos todos e o próprio Presidente inclusive, neste País quando o Presidente não “agarra e não faz pessoalmente”, as coisas param e desandam. Senão vejamos: é que esta senhora é uma trapalhada, arrogante, incompetente, egoísta, açambarcadora, senhora da mão na massa Pública e não só. Vejamos que até o dinheiro dos desgraçados militares desmobilizados e Antigos Combatentes e Veteranos de Pátria não escapou. Com efeito, tornou mais desgraçados os já desgraçados militares desmobilizados e Antigos Combatentes e Veteranos de Pátria, ao apoderar-se em benefício dela pessoal, dos cerca de 5.000.000,00 de Kwanzas que se destinavam para esses heróis, quando no Governo de Aníbal Rocha ela exerceu o cargo de Directora Provincial do MINARS.

É essa senhora que esses heróis roubados por ela, têm hoje como Governadora deles. É muito complicado! Roubar, açambarcar, é o saber fazer desta senhora! Esta senhora é Mawete João Baptista na versão feminina. E mais, essa senhora é dona de uma ceita religiosa denominada “ Jesus Cristo o Salvador”, da qual é pastora-lhe. Esconde-se debaixo da saia dessa sua ceita religiosa que já está arrasar a cultura Cabindense. Nesse sentido, esta ceita religiosa não vai com a cara da nossa BENÇÃO TRADICIONAL DOS NOSSOS ANCESTRAIS, habitualmente realizada nas cerimónias de inaugurações e de recepção de altas figuras que até os portugueses consideravam e respeitavam. Ela e o irmão dele Euclides da Lomba que coordena o sector da Cultura na Província e participa com ela nos negócios dela, fazem uma dupla perigosíssima: A língua deles materna que falam e bem é o crioulo e o prato deles tradicional, predilecto, é cachupa: O nosso prato tradicional predilecto, “ saka “ em fiote, kizaka em kimbundo e saca-folha em português, está na eminência de ser substituído por cachupa. O “ fiote “ nossa língua materna que eles não falam, está na eminência de ser substituída por crioulo. Vejam só senhores, estão acabar connosco! Os membros da ceita religiosa dela, estão proibidos até simples assistir a prática da nossa BENÇÃO tradicional atrás referida, bem como demais rituais. Cá em Cabinda, essa ceita religiosa assemelha-se à um partido político no poder, diríamos até, mais que o próprio MPLA. É assim hoje em Cabinda. Há muita afluência de populares para essa ceita religiosa em busca de sobrevivência, (nomeações e promoções nos serviços e outros apoios). Essa ceita religiosa hoje, é a base de tudo cá em Cabinda: amizades, nomeações e promoções nos serviços, convívios, confraternizações, casamentos, etc. Etc. Daqui o nosso BASTA com relação à essa senhora!!!
 

O mais preocupante, é que o Presidente da República sabe de tudo isso! Com efeito, lembramos o que ele o Presidente fez antes da campanha eleitoral última: Na qualidade de Presidente do MPLA, despachou à esta Província uma comissão do Bureau Político e do seu Secretariado, chefiada por Vice-Presidente Roberto de Almeida e integrada por Dino Matross, Secretário- Geral e Chefe da equipa do Secretariado do Bureau de acompanhamento à esta Província, Ferreira Pinto Secretário para Organização de Massas, Joana Lina Secretária para Administração e Finanças e Dombolo, Coordenador de Disciplina e Auditoria. Posta cá na Província, essa Comissão desdobrou-se nos 4 Municípios que a compõe.
Nas reuniões connosco, em uníssono, caracterizamos o Mawete e essa senhora. Dissemos exactamente o que mencionamos atrás e pedimos: Mawete fora daqui e esta senhora não reúne condições para governar uma Província e logo esta.

Para prover os cargos de Governador e 1º Secretário do Parido, dissemos: O Partido e o Presidente conhecem e sabem onde estão os quadros genuínos desta Província, com competência, capacidade, conhecimento, experiência etc., atendendo sobretudo o factor tiros de guerrilha que ainda soam, infelizmente, fruto da má governação da Província. Essa comissão informou tudo isso ao Presidente, porque assim nos garantiu no final dos trabalhos que realizou cá em Cabinda.

Em contrapartida, o que assistimos: Mawete fora daqui e essa senhora é elevada. Cabinda LABORATÓRIO DE COMBATE A POBREZA, com a da Lomba, jamais. E o Senhor Presidente sabe que é mesmo jamais!

Sabe também o Senhor Presidente da República, o que essa senhora fez dos bens e meios da campanha eleitoral do MPLA, ela enquanto cabeça de lista nesta Província, (mal indicada), em cuja gestão chamou somente ao lado dela, o irmão dela Euclides da Lomba, não dando, portanto, cavaco aos órgãos que dirigem o MPLA nesta Província: Desviou para RDC 8 viaturas, elevadas quantidades de motorizadas, bicicletas, rolos de peças de pano super waxi. Abarrotou a ceita dela religiosa e membros da mesma desses bens. Inundou o mercado informal local desses bens e meios, deflacionando os preços de venda dos mesmos, como é o caso dos rolos de panos acima referidos, vendidos ao preço USD: 50,00 cada, ao invés de USD: 250,00, preço normal do mercado.
Tem razão e estamos absolutamente de acordos com o senhor Tenente General Henrique Futi, representante da Casa Militar da Presidência, hoje de Segurança, neta Província, quando profundamente indignado, desabafou dizendo: como é possível nomear como Governadora desta Província, uma senhora de conduta íntima indecorosa e não só?
Fala-se de boca cheia que o que pesou para a nomeação dessa senhora como Governadora desta Provincia, é a condição dela de membro do Bureau Político do MPLA com o apoio da OMA/Nacional que a tinha proposta para o C.C. e para o Bureau Plítico do MPLA.
Ora bem senhores, o POVO de Cabinda tem haver com o Governo e  a boa governação que com essa senhora não será possível e não com o Bureau Político do MPLA e da OMA/Nacional.
No comício de 20 de Agosto último, o Presidente pediu-nos votos. Correspondemos e demos 4-1. É esse mesmo Presidente que agora nos castiga e trava o desenvolvimento de Cabinda com essa senhora que mandou aqui governar-nos! Já viram ????????????????????????????   

É VERDADE, CABINDA EM MAUS MÃOS DA DA LOMBA!
Asneiras sobre asneiras, promiscuidade sobre promiscuidade, aos olhos e ouvidos até dos mais desatentos, é o dia-a-dia na governação da da Lomba, para a nossa desgraça.
No que respeita a gestão dos recursos humanos, tão logo foi empossada, obteve do Presidente da República, sob proposta dela, a exoneração do Dr. Vicente Télica do cargo de Vice-Governador da Província, bem como a nomeação de dois Vice-Governadores da Província, entre os quais o Dr. Alberto Paca. Aqui abrimos um parêntese para dizermos à da Lomba que o Dr. Alberto Paca, é um grande aspirante assumido do cargo de Governador da Província de Cabinda. Com efeito, o Dr. Paca, durante a desgovernação de Mawete, bem como interina da da Lomba, esteve várias vezes na sede Nacional do MPLA, apoiado por Deputado Emílio José Homem Gomes, ambos naturais da aldeia de Kochiloango, ainda por Deputado Reis Cuango natural de Lândana, Município 

de Cacongo, bem como do Ministro dos Transportes Augusto Tomás, todos desta Província de Cabinda.
As idas à sede Nacional do MPLA, resultou na entrega do processo de candidatura e pedido de apoio para a nomeação do Dr. Alberto Paca para o cargo de Governador de Cabinda.
É esse o motivo que levou o Dr. Alberto Paca a colocar à disposição do Ministro da Saúde, o cargo de Director Geral do Hospital Josina Machel, éx-Maria Pia que vinha exercendo, até a nomeação dele para o actual cargo de Vice-Governador desta Província.
O Dr. Paca, está muito convencido de que é um dado certo que de Vice, guindará para Governador com o apoio dos Deputados Emílio Homem e Reis Cuango e do Ministro dos Transportes Augusto Tomás que não para de intitular-se representante no MPLA e no Governo dos quadros de Cabindenses, o que reiteramos não lhe reconhecer. Vai daí, ter o Dr. Alberto Paca, abdicado aquele importante e prestigiante cargo do Sector de Saúde atrás referido, à favor do actual cargo de Vice-Governador que exerce, para ele de transição. Haver vamos…

O Dr. Vicente Télica, durante a desgovernação do Dr. Augusto da Silva Tomás e nos primeiros do Engº Amaro Taty, exerceu o cargo de Coordenador do Comité Provincial de Cabinda do MPLA. Nessa condição, o Dr. Télica esteve na origem do recrutamento/entrada e projecção da da Lomba no MPLA e na OMA, constituindo isso a base das “ boleias “ dessa senhora da Lomba, quer cá na Provincia quer na direcção central do MPLA, na qual é membro do c.c. e bureau político. Que tamanhas “boleias”! Haver vamos…
Na conferência Provincial extraordinária do MPLA, realizada no final do ano passado que confirmou a da Lomba para 1ª Secretária do comité Provincial desse partido, sob proposta dessa senhora da Lomba, foram afastados: Tomé Mangovo do cargo de 2º Secretário do comité Provincial do partido, Vicente Télica do cargo de secretário do comité Provincial do partido para a política económico e social e assuntos eleitorais que vinha acumulando com o cargo de Vice-Governador, ( exonerado no Governo e no partido e agora da aulas numa das Faculdades cá na Provincia), Almeida de coordenador da auditoria e disciplina do comité Provincial do partido. Da anterior Comissão Executiva do Comité Provincial desse Partido, apenas continua o Daniel Pemo que responde pelo departamento de informação e propaganda, mas com os dias contados, segundo já se fala no seio dos membros da ceita religiosa da da Lomba e da família dela, a partir das quais trata e selecciona os quadros para os postos cimeiros do MPLA e do Governo nesta Província.
Nas conferências Municipais extraordinárias desse partido também realizadas no final do ano passado, foram igualmente afastados sob proposta dessa da Lomba: Francisco Tando do cargo de 1º Secretário do comité Municipal de Cabinda desse partido e vai ser exonerado do cargo de Administrador Municipal de Cabinda, José Macaia Taty do cargo de 1º Secretário do comité Municipal de Cacongo do MPLA e vai ser exonerado do cargo de Administrador Municipal de Cacongo e José Kubaya do cargo de 1º Secretário do comité Municipal do Belize do MPLA e vai ser exonerado do cargo de Administrador Municipal do Belize. Ainda no Governo Provincial, Maria Buity exonerada do cargo de Secretária Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos de Pátria, para além de outros tantos quadros intermédios. Pergunta-se: mas que “merda” é essa ó da Lomba? Mas que “merda” é essa ó senhor Presidente da República? Mas que “merda” é essa ó direcção central do MPLA? É assim que se trata e se gere os quadros? Já se esqueceram que são esses quadros que garantiram o 4-1 que o MPLA deu aqui em Cabinda nas eleições do ano passado? Já se esqueceram que foram esses quadros que entre tantos outros, alguns já falecidos e diminuídos fisicamente no conflito militar que assolou e ainda hoje esta Provincia, aguentaram esta Provincia? Autênticas brincadeiras de mau gosto e utilização dos quadros!!! Vejam só senhores, todos esses senhores que a da Lomba afasta são Cabindenses genuínos, antigos dela, participaram no recrutamento/entrada dela no MPLA e na OMA, bem como nas “ boleias “ que vem tendo e tem na OMA, MPLA e Governo e são quadros de reconhecida competência e experiência de dezenas de ano de trabalho e de sacrifícios incalculáveis nesta Provincia. Enquanto essa senhora é uma proveniente, incompetente, uma trapalhada, roubou cerca de 5.000.000,00 Kz dos pensionistas militares desmobilizados, coitados andam cá desgraçados, agora têm ela como Governadora lhes impostos por Presidente da República, quanto mais asneiras e promiscuidade que comete, mais “boleias” o Presidente da República lhe dá, portanto é gatuna, arrogante, roubou viaturas, outros meios,  bens e dinheiros da campanha do  MPLA no ano passado, desviou 17 carrinhas de marca Toyota HILUX Cabinas duplas, comprados com fundos Públicos que acaba de oferecer aos familiares dela, tem uma ceita religiosa pessoal “Jesus Cristo o Salvador” da qual é pastora-chefe, a arrasar a nossa cultura, funcionando como espécie de partido político no poder, está abraços com problemas de imagem, personalidade e elegância derivados do facto de ter andado a entregar-se escandalosamente às relações íntimas com uma boa parte dos actuais quadros locais, entre outros comportamentos altamente comprometedores, tudo isso do conhecimento do Presidente da República e das estruturas centrais do MPLA que andam impávidos e serenos, como se nada de anormal se passa!
Estamos plenamente de acordos com o tenente general Henrique Futy, representante da Casa de Segurança da Presidência da República cá em Cabinda, quando ao desabafar disse: como é possível nomear-se uma senhora dessa para Governador e logo desta Província?! Essa “sangria” da da Lomba, relativamente aos quadros, bem como a má governação dela, tem preço, bem à vista de todos. E o nome desse preço é: descontentamento generalizado.
Agora senhor Presidente, CABINDA LABORATÓRIO DE COMBATE A POBREZA NO PAÍS que o senhor proclamou no discurso de campanha do seu partido no dia 20 de Agosto do ano passado cá em Cabinda, com essa senhora à frente dos destinos desta Província! Que avaliação faz? Por favor informa a Nação. A Nação, bem como todo o Povo Angolano estão de olhos e ouvidos. Senhor Presidente por favor, mostra e fala como vai CABINDA LABORATÓRIO DE COMBATE A POBREZA NO PAÍS?    
E a da Lomba, neste momento em desavenças com o irmão Euclides, está decidida em levar a “sangria” que iniciou até às últimas consequência. Com efeito, tem presentemente as baterias viradas para o Henrique Futy e António Bento Bembe, com os quais ela está altamente furiosa, segundo ela própria confidenciou o circulo dela familiar e da ceita dela religiosa. Da Lomba acusa Henrique Futy de “ bufo “ do Presidente, (e é mesmo ó da Lomba, só soubeste agora?), andar a lhe difamar, bem como lhe denegrir e ser um grande aspirante do “ cadeirão “ dela, pelo que está preparar uma carta para o Presidente da República, na qual está propor a saída compulsiva do Henrique Futy da Província! Haver vamos…
Quanto ao Bento Bembe, é o facto de esse ter a residência dele dentro do recinto do Palácio, isto é, uma residência anexa ao Palácio. No circulo dela familiar e da ceita dela religiosa, a da Lomba anda a dizer: o “ sacana” do Bento Bembe, não fez e não faz nada, vive de borla no Palácio, numa residência anexa. A presença dele lá é um grande incómodo, não garante a devida segurança do Palácio onde recebemos o camarada Presidente e outras altas figuras do partido e do Governo, por essa razão vou-lhe arranjar uma “casota” distante do Palácio. Nas conversas com familiares e membros da ceita dela religiosa, houve quem lhe disse para ter cuidado, à que ela respondeu: já manifestei essa minha posição ao camarada Presidente na audiência que ele me concedeu e agora vou fazer por escrito! Haver vamos…                                                       
Para tentar sair da situação da imagem, personalidade e elegância altamente desgastadas, a da Lomba presentemente, envolve-se intimamente com um oficial general das FAA, com o qual tudo indica, pretende contrair o matrimónio.
No entanto, há já vozes segundo as quais, o oficial general das FAA em causa, já anda a interferir-se na governação da da Lomba e mais, só está para “apanhar e levar a parte dele”! Ó senhor Presidente e para o povo o que é que fica? Com tudo isso acabado de ser referido e que o senhor Presidente bem conhece e nada faz para dar volta por cima em quanto cedo, embora já com algumas “doses” de tarde, como é que ficamos???
Daí o nosso grito para o MUNDO…
                                                                                                          

LEIAM A DA LOMBA A PONDERAR A COLOCAÇÃO DO CARGO DE GOVERNADOR DE CABINDA À DISPOSIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENGENHEIRO JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

Diz o ditado, “ vale mais tarde do que nunca “. Finalmente, a “sujeitinha” proveniente da Lomba, de ouvidos de mercador, está neste momento de ouvidos e já deu conta que a sua permanência no cargo de Governador de Cabinda, é a continuação da desgovernação de Mawete que aliás propôs ela para sua Vice-Governadora para a Área Política e Social, enquanto este senhor esteve, impropriamente, à frente dos destinos desta Provincia. Deu conta que ela é na realidade o móbil da continuação da desgraça que assola Cabinda e o seu POVO, cuja era foi inaugurada por Mawete.

A situação cá no ENCLAVE de Cabinda vai de mal à pior. A ceita religiosa Jesus Cristo o Salvador, propriedade desta “sujeitinha”  da Lomba de que ela é pastora-chefe, continua a ser o epicentro do grande imbróglio no seio dos crentes, bem como dos defensores e praticantes da cultura local e não só. Como é sabido, nós somos de MUAKONGO, MUANGOYO e MUALUANGO e essa ceita religiosa não vai connosco, bem como com a tradição cristã local. 
A maior parte dos pastores desta ceita religiosa, são cidadãos do Congo Democrático que têm como porta de entrada e saída a fronteira do Iema que dista há cerca de 15 kilómetros da Cidade de Cabinda.
A par do comércio, esta ceita religiosa é grande móbil da prática da imigração ilegal nessa fronteira do Iema, pois pastores, seus familiares e amigos, em números elevados, utilizam-na.  O autor moral disso, é essa “sujeitinha” que se chama da Lomba.

 

Em matéria do comércio, as grandes quantidades de bens já por nós referidos nas nossas publicações anteriores que essa “sujeitinha” da Lomba subtraiu dos bens da campanha eleitoral do MPLA a quando das eleições do ano passado, foram introduzidos por via dessa fronteira do Iema no Congo Democrático, aonde foram comercializados, às ordens dessa “sujeitinha” da Lomba.
Perante esse quadro, quem é o congolês democrático que não vai querer vir para Cabinda ao encontro dos inúmeros bens de valor em introdução no seu País a Partir de Cabinda?
Ainda temos o caso dos kimbandeiros e demais feiticeiros que essa “sujeitinha” da Lomba faz entrar para Cabinda através dessa fronteira do Iema para tratar da “ protecção “ dela e não são nada poucos! O autor moral de tudo isso é essa “sujeitinha” que se chama da Lomba.
Tudo isso, combinado com a sua má governação e arrogância bem visíveis, criou cá no ENCLAVE de Cabinda um descontentamento generalizado no seio das populações e dos quadros de tal ordem que leva essa “sujeitinha” que se chama da Lomba a ponderar neste momento a colocação à disposição do Presidente da República o cargo de Governador para o qual foi nomeada e exerce impropriamente. Mas nesse exercício, a da Lomba argumenta simplesmente que cá no ENCLAVE de Cabinda, as populações e os quadros não gostam dela.
Olhe, para nós que ela vai já daqui, pois ela sabe bem quem somos nós de MUACONGO, MUANGOYO e MUALUANGO… Haver vamos…
POR FAVOR SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO                       
                                                                                                                              ESTÃO ACABAR CONNOSCO
                                                                                                                                               SOCORRO
                                                                                                  SOMOS PATRIOTAS COMPROMETIDOS COM A VERDADE